Nadam Guerra

Olá, eu me chamo Nadam Guerra. Sou Artista Visual. Sou professor da EAV Parque Lage desde 2008. Venho ensinando Performance, Sonho e Tarô e outras coisas. Tenho me interessado pelas conexões entre arte e magia, tema do meu doutorado em história da arte que terminei na UERJ em 2019. A tese se chama Como Tornar-se artista mago e está virando um canal no YouTube. Mantenho também um grupo de estudos no Telegram com este tema. Da minha experiência com arte e magia, criei o curso A Arte do Tarô e o Artista Mago.

Sempre estive envolvido em muitos processos coletivos e parcerias. Fui curador de festivais vários em eventos de performance. Começando com o Cinema Manual Convida (Sesc Copacabana 2003), Visor (vários locais. 2004, 2005), V::E::R, (2005 – Parque Lage, 2011 – Terra UNA),  Sara-há (Saracura, 2016), Uma noite de performances no Panorama de Dança (2017) e o festival Corpos Críticos (2018, 2019).

Coordeno o programa de Residência Artística na Ecovila Terra UNA desde 2007. Neste tempo, recebemos mais de 150 artista editamos uma dezena de livros com patrocínios nacionais e internacionais.Com o Materializador de sonhos, fiz placas de cerâmica a partir de sonhos e descobri que elas formavam com elas um oráculo pessoal que publiquei em 2012.

Com Virgem do Alto do Moura, investiguei a tênue fronteira entre ficção e realidade. Uma série que nasceu de um sonho e de uma residência artística na comunidade de cerâmica popular de Caruaru, Pernambuco, me levou ver que Deuses inventados podem ter o mesmo poder dos tradicionais. Isso se desdobrou em livros, filmes e cerâmicas. Tenho uns outros vídeos neste outro canal do youtube. Entre 2010 e 2104 pesquisei jogos com Michel Groisman, Jaya Pravaz e Gabriela Duvivier. Fizemos o DESMAPAS criando o Caminhozinho, um jogo em que o público é o tabuleiro entre outras experiências.

Em 2003 criei com Domingos Guimaraens o Grupo UM, lançando o Manifesto UM pelo fim das fronteiras entre artes e organizando esculturas imateriais, teatros abstratos, humanogravuras e chanchadas conceituais. Tem também o Moitará, projeto em parceria com o Opavivará! com mil trocas e tal. o Blog é bem divertido. Vivo no Rio de Janeiro com ateliê na Taura Santa, no site tem também a loja das minhas publicações.

Acesse as outras Sombra e água fresca

Nadam Guerra

Daiara Tukano

Leonardo Moraes

Rita Mendonça

Eduardo Sarmento

Anderson Lopes

Maria Eugênia Salcedo

Maurício Panella

Veja também o Imersões Criativas

A Jornada do Piruá

Projeção mapeada

Rito

Segredos da Terra