Arte, Natureza e Educação

O Jornada é um Experiência Museal Imersiva.  Com alegria e prazer, convidamos o público a experimentar o mundo por meio do próprio corpo, por meio de nossas criações artísticas e pelas atividades educativas e formativas. Nossa maior celebração é criar em rede, no conectar a artistas e coletivos, ocupando equipamentos culturais públicos e privados. Gostamos de estar com o público e de criar um ambiente dinâmico, criativo, inclusivo e transformador. 

Três ações fazem parte deste eixo:

Ciclo de Oficinas Aproximações Artísticas Sensoriais com a Natureza 

Essa ação busca proporcionar uma experiência perceptiva poética dos participantes com a natureza e com os espaços onde o Jornada atua, idealizamos e coordenamos ativações em formato de oficinas, concursos, residências e laboratórios que convidam o público ao exercício criativo de pertencimento aos territórios. 

Residência Internacional Dunas

Durante duas semanas, Natal foi palco da residência artística “Dunas – Territórios de Criação Colaborativa”, reunindo criadores de Burkina Faso, Espanha e Brasil no Parque das Dunas e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A programação aconteceu de 14 a 26 de agosto de 2023, oferecendo interações entre artistas e público, explorando arte contemporânea, música, natureza e saberes tradicionais por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa, mostra de vídeos, apresentações culturais e criação conjunta.

Oficina de Artes no Parque das Dunas

Desde seu nascimento o Jornada cria e coordena ações interativas com e para o público do Parque das Dunas. Em parceria com a equipe do Parque ocupamos muitos espaços do Bosque convidando os visitantes a uma imersão criativa com a biodiversidade da Unidade de Conservação.

Oficina de Fotografia e Concurso Fotográfico 

Em Janeiro de 2022, foram realizadas duas oficinas gratuitas com o tema “Fotografando na Natureza”. A ação contou com a apresentação de conceitos técnicos aliados à percepção do espaço do Parque das Dunas. 

A partir disso, acontece o Concurso Jornada Fotógrafa com objetivo fomentar a aproximação e o fortalecimento de laços e memórias afetivas com o Bosque dos Namorados e com o patrimônio natural da cidade do Natal e do Estado do Rio Grande do Norte, além de incentivar a produção contemporânea da fotografia.

Game Jornada no Bosque 

O Jornada também oferece uma experiência de arte e tecnologia com a natureza. O Game Jornada no Bosque e a experiência imersiva Txai convidam o público a se conectar com o parque por meio da realidade aumentada.