O Parque das Dunas

Desde de seu início, o Jornada possui uma parceria com a equipe do Parque das Dunas e cria e coordena ações interativas com e para os visitantes do parque.

Criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, O Parque das Dunas possui um ecossistema de dunas rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.

Seu objetivo é garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger os recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; além de oferecer condições para o lazer, o ecoturismo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica.

O Jornada realiza algumas de suas atividades no Bosque dos Namorados, setor de uso público do parque que conta com  mais de mil e trezentas árvores nativas da Mata Atlântica. Dentro do Parque das Dunas o Programa Museal Jornada já realizou oficinas, workshops, palestras e exposições. 

A Biodiversidade do Parque

A flora reúne mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, representada por mais de 350 espécies nativas.

A fauna nativa do Parque é típica do ecossistema costeiro terrestre formado pela Mata Atlântica. De acordo com levantamento preliminar, a fauna do Parque está representada por cerca de 180 espécies dentre mamíferos, répteis, aves, e invertebrados, como borboletas, aranhas e escorpiões.
O setor de uso público, entrada para o Parque das Dunas, é o “Bosque dos Namorados”, ocupando uma área aproximada de sete hectares, com mais de mil e trezentas árvores nativas da Mata Atlântica.

No Bosque dos Namorados localizam-se a sede administrativa do Parque das Dunas, centro de visitantes, biblioteca, centro de pesquisas, viveiro, unidade de mostra de vegetação, anfiteatro pau-brasil, folha das artes, lago artificial, posto de comando ambiental, parque infantil e anel viário para atividades físicas e caminhadas. No centro de visitantes tem uma sala com uma exposição permanente denominada: “Parque das Dunas: um encontro com sua natureza”.

No viveiro são cultivadas as mudas de espécies vegetais nativas do Parque das Dunas, utilizadas na recuperação e reflorestamento de áreas de Mata Atlântica.

Do Bosque dos Namorados partem as trilhas interpretativas, ao longo das quais os visitantes conhecem aspectos e elementos do ecossistema dunar. Ao todo, são seis km e meio de caminhada, distribuídos entre as trilhas Ubaia Doce, Peroba e Perobinha.

O Parque das Dunas é gerido pelo IDEMA e recebe uma média anual de 150.000 visitantes, mantendo ainda um cadastro com cerca de 10.000 coopistas – que utilizam o espaço para a prática de atividades físicas. Durante o ano inteiro, o Parque oferece diversas atividades educativas, recreativas, físicas e culturais, com shows, peças, palestras, exposições e oficinas que garantem a diversão e o lazer dos seus visitantes.